sábado, 28 de março de 2009

ANGLOS E SAXÕES




OS NOVOS INVASORES



 ANGLOS E SAXÕES (AD 410)




 VIKINGS (AD 793)



ANGLOS E SAXÕES
Os Romanos vinham tendo sérios problemas com incursões bárbaras desde por volta de 360 d.c.quando Pictos (Celtas do Norte) da escócia, Escotos da Irlanda ( até 1400 d.c.a palavra SCOT significava Irlandês) e também com Saxões. Todos vinham saquear as riquezas acumuladas na Bretanha Romana. As legiões Romanas começaram a se retirar da Bretanha por volta de 383 d.c. para defender as posições Romanas na Europa. Por volta de 410 d.c. todas as tropas Romanas foram retiradas deixando as cidades da Bretanha para defender a Roma.

Pelo resto do século V e inicio do século VI, a Bretanha entrou no período que agora é referido pelos historiadores como “Dark Ages” (Idade das Trevas). Um tempo em que se tem registro das lendas. Uma delas fala de um grande herói e líder guerreiro da Bretanha- King Arthur (Rei Artur). Especula-se que ele seria um líder Bretão filho de mãe Celta e pai Romano defendendo suas terras dos pagãos que seriam provavelmente os Anglos-Saxões. Foi durante esse período das trevas que os Anglo-Saxões se estabeleceram a leste e sul da Bretanha. Os Romanos tinham empregado os serviços mercenários de Saxões por alguns séculos inclusive para ajudá-los a combater Escotos e Pictos. Sem os Romanos na Bretanha os Anglos e Saxões encontraram caminho livre para as pilhagens.
As primeiras incursões Saxônicas ocorreram ao longo das costas leste e sul. Pouca piedade era demonstrada com homens mulheres e crianças aonde eles chegavam. Seguindo-se a essas primeiras incursões, por volta de 430 d.c uma grande massa de migrantes Germânicos se instalou a leste e sudoeste da ilha. Os principais grupos foram os Jutos procedentes de Jutland ( hoje dinamarka), Anglos procedentes de Angeln (sudoeste de Jutland) e o Saxões procedentes da região noroeste da Germânia. A partir dessa migração se estabeleceram os primeiros reinos. Kent (Jutos), Sussex ( Saxões do sul), Wessex (Saxões do oeste),Essex (Saxões do leste), Mercia (anglos do oeste), East Anglia ( Anglos do leste).

Por volta do século VII havia sete reinos germânicos: Nortúmbria, Mércia, East Anglia, Essex, Wessex, Sussex e Kent.





Mapa mostrando a localização do povo Anglo-Saxão na Bretanha por volta do ano 600 D.C. (ver mais na fonte pesquisada Wikipedia enciclopédia livre http://en.wikipedia.org/wiki/Heptarchy


O reino de Mercia (anglos do oeste) tornou-se poderoso e seu Líder Militar Kink Offa (757-796) titulou-se “Bretwalda” ou “Rei dos Reis da Bretanha”. Com a queda de Roma e a ascensão da poder da igreja o Cristianismo retorna a Inglaterra com a chegada de Sto Agostinho em Kent em 597 d.c.. O rei Ethelbert de Kent se converteu ao Cristianismo e a igreja e monastério de Lindisfarne, foi fundado na Nortumbria em 635 d.c.


OS VIKINGS








A partir de 793 d.c. uma nova prece podia ser ouvida por toda a Inglaterra: "Save us, Lord, from the fury of the Northmen!" (Salva-nos Senhor, da fúria dos homens do Norte”) Os homens do norte ou “Vikings” procediam da Escandinávia . Como os Saxões antes deles, os ataques violentos dos Vikings iniciaram-se em sangrentas incursões. Os primeiras incursões conhecidas referem-se a saques nos monastérios de Lindifarne, Jarrow e Iona. Posteriormente em 865 uma grande massa de bárbaros Dinamarqueses aportou em East Anglia (Anglos do Leste) consolidando uma grande invasão Viking. A partir daí, num período de 9 anos os Vikings dominaram a Nortumbria e East Anglia e devastaram o reino (outrora poderoso) de Mercia depondo e exilando seu rei “King Burgred.”.



Alfred (The Great) rei Saxão de Wessex (871d.c -899 d.c) aproveitou a oportunidade para para se estabelecer como “Bretwalda”. Expandiu seus domínios anexando Londres e a região sudoeste de Mercia à seus territórios e organizou a resistência aos invasores Vikings.
Mais tarde, entre 912 d.c - 954 d.c, os Anglo-Saxões de Wessex reconquistaram os territórios ocupados pelos Vikings e expulsaram definitivamente o ultimo Rei Viking de York. Pela primeira vez, a Inglaterra estava unida como um país, sob o governo de King Athelstan, neto de King Alfred (foto à direita)

ALFRED THE GREAT 871 - 899 Born at Wantage, Oxfordshire around 849. Well educated, he is said to have visited Rome on two occasions. Devout Christian and scholar. He was a fine king, strong in battle against the Danes and a wise ruler, although perhaps he is best known for "burning the cakes"! Began the Anglo-Saxon Chronicles (detailing life between the 9th and 12th centuries) Originated the Royal Navy.( Ver fonte: http://www.historic-uk.com/HistoryUK/England-History/KingsandQueens.htm#ALFRED )





No ano de 937 d.c., com a batalha de Brunanburh, foi criado um governo unificado para toda a Inglaterra. O rei governava com a ajuda de um conselho de assessores que participava na promulgação das leis e supervisionava a eleição dos reis.
(ver crônica Anglo-Saxã)
The Anglo-Saxon Chronicle records the event as follows:
937:
Here, King Athelstan, leader of warriors,
ring-giver of men, and also his brother,
the aetheling Edmund, struck life-long glory
in strife around 'Brunanburh'
fontes de pesquisa: http://www.historic-uk.com/HistoryUK/England-History/index.htm