quinta-feira, 5 de março de 2009

A Muralha de Adriano



No inicio os Romanos ocuparam o sul da Bretanha mas posteriormente avançaram para o Norte e construíram uma malha de estradas por toda a ilha, a maioria das quais ainda podem ser encontradas hoje. Com o avanço para o norte penetraram no território da Escócia e decidiram construir uma muralha gigantesca, “Hadrian´s Wall”, para controlar a fronteira. A construção dessa muralha começou em 122 A.C. e ia de Newcastle a Carlisle.(ver foto)

Ainda hoje são encontrados nos museus mosaicos que os Romanos usaram para decorar suas vilas, encontrados em escavações bem como muitas construções que evidenciam a presença Romana na Grã-Bretanha.

Os Romanos posteriormente expandiram seu domínio ao território Escocês, construindo a muralha “Antonine Wall” nas terras baixas (Lowlands) indo de Glasgow a Edinburg. Entretanto essa muralha era de “Turfa” e não um muro de pedra como a muralha de Adriano e muito pouco resta dela. Sua construção teve inicio em 142 D.C. e foi abandonada por volta de 163 D.C.

O pais vivenciou um período de paz sem precedentes. Por volta de 300 D.C. iniciaram se ataques de hordas Bárbaras na Europa Central e os Romanos retiraram algumas de suas tropas para aquela área. A partir de então o Norte da Bretanha começou a sofrer ataques de Escotos e Pictos.
Em 410 D.C. Constantino, o Imperador de Roma finalmente removeu todo seu exercito da Bretanha para defender outros pontos do Império Romano que desmoronava.

A história do Romanos na Bretanha – ano 100 AC até 450 DC



Antes dos Romanos chegarem na Bretanha, o país estava dividido em muitas tribos.Sem coordenação, e com estruturas de governamentais distintas, a ilha era governada por reis, cada um controlando seu reino. Viviam em constantes conflitos bélicos de invasões territoriais de forma que a região vivia em estado permanente de hostilidades.

Em 43 DC os Romanos invadiram a Bretanha trazendo com eles uma nova mentalidade de organização. Construíram uma estrutura de estradas, cidades, casas e transformaram a Bretanha em uma das mais saudáveis e mais importantes províncias do império romano.

Com uma força maciça de 40.000 a 50.000 soldados Romanos em uma bem planejada invasão, as tribos Britânicas não tiveram a menor possibilidade de defesa.








Significado do termo Bretão


Historicamente, os Bretões (Brythons ou British) eram populações indígenas falantes de P-Celta habitando a ilha da Grã-Bretanha ao sul do rio Forth. A ilha entretanto sempre foi alvo de constantes invasões por tribos do continente Europeu como Jutos, Anglos, Saxões, Frísios, etc...

Os Celtas




Os Celtas
O termo Celtas (pronunciado "kelts" ou "selts") refere-se a antigos povos na Europa usando as línguas célticas, um ramo de línguas indoeuropéias, bem como outros cuja linguagem é desconhecida, mas cujos traços culturais e objetos de arte encontrados em evidências arqueológicas, atestam essa origem comum.Essa teoria tem sido confirmada recentemente por estudos genéticos.

Celtas na Grã-Bretanha

As populações indígenas da Grã-Bretanha, hoje em dia são descendentes dos antigos povos que habitaram estas terras ou seja os Celtas. Quanto à sua cultura, pouco se sabe. Remanescentes entretanto permanecem nos nomes de alguns acidentes geográficas, tais como os rios Clyde, Tamar, Thames and Tyne.

Qual o significado de Grã-Bretanha

Grã-Bretanha foi o termo usado para descrever a união politica dos Reinos da Inglaterra e da Escócia ocorrida em 1º de maio de 1707. (ver mapa)