quinta-feira, 5 de março de 2009

A Muralha de Adriano



No inicio os Romanos ocuparam o sul da Bretanha mas posteriormente avançaram para o Norte e construíram uma malha de estradas por toda a ilha, a maioria das quais ainda podem ser encontradas hoje. Com o avanço para o norte penetraram no território da Escócia e decidiram construir uma muralha gigantesca, “Hadrian´s Wall”, para controlar a fronteira. A construção dessa muralha começou em 122 A.C. e ia de Newcastle a Carlisle.(ver foto)

Ainda hoje são encontrados nos museus mosaicos que os Romanos usaram para decorar suas vilas, encontrados em escavações bem como muitas construções que evidenciam a presença Romana na Grã-Bretanha.

Os Romanos posteriormente expandiram seu domínio ao território Escocês, construindo a muralha “Antonine Wall” nas terras baixas (Lowlands) indo de Glasgow a Edinburg. Entretanto essa muralha era de “Turfa” e não um muro de pedra como a muralha de Adriano e muito pouco resta dela. Sua construção teve inicio em 142 D.C. e foi abandonada por volta de 163 D.C.

O pais vivenciou um período de paz sem precedentes. Por volta de 300 D.C. iniciaram se ataques de hordas Bárbaras na Europa Central e os Romanos retiraram algumas de suas tropas para aquela área. A partir de então o Norte da Bretanha começou a sofrer ataques de Escotos e Pictos.
Em 410 D.C. Constantino, o Imperador de Roma finalmente removeu todo seu exercito da Bretanha para defender outros pontos do Império Romano que desmoronava.

2 comentários:

  1. Nao sabia da existência da muralha de Adriano e nem de Antonine.Uma curiosidade que vale a pena ler.
    José Francisco
    Letras Ingles - UPE

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!!!Nãoconhecia esta história das muralhas!Amauri Rezende - LetrasInglês Português - Estácio - Niterói - RJ

    ResponderExcluir